Justiça
Daniel Alves é absolvido das acusações de estupro
Ex-jogador de futebol havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão

Por
Luiza Salvador
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) absolveu Daniel Alves pelo crime de agressão sexual. Em 2024, ele havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão por estuprar uma jovem, na época com 23 anos, em um banheiro de uma discoteca em Barcelona, Espanha.
Relembre a sentença
Em fevereiro de 2024, o Tribunal de Barcelona condenou o ex-jogador de futebol, pelos acontecimentos da noite de 30 de dezembro de 2022. Quando a sentença foi divulgada, Alves já estava há pouco mais de um ano em prisão preventiva. De acordo com essa decisão, ele deveria permanecer preso por quatro anos e meio e cumprir outros cinco anos em liberdade condicional.
O Tribunal também havia determinado nove anos de medida protetiva a vítima. O brasileiro ainda teria que pagar à jovem 150 mil euros de indenização – aproximadamente 930 mil reais na cotação atual.
Apelação
Agora, a sala de apelação do TSJC, composta por três mulheres e um homem, considerou que o testemunho da jovem não seria “suficiente para manter a condenação do réu e que, neste caso, prevalece o direito à presunção de inocência”, informou a Cadena SER (Sociedad Española de Radiodifusión, grupo de rádios mais antigo da Espanha).
Em comunicado, o TSJC afirmou que não compartilha “da convicção do tribunal de primeira instância expressa em sua decisão, cuja exposição contém, ao longo de sua fundamentação, uma série de lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições quanto aos fatos, à apreciação jurídica e suas consequências”.
Fonte: Mundo Deportivo