Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

“Esperamos arquivamento”, diz defesa de Neguinho

Criciúma
Advogado Diego Maciel fala sobre a defesa do prefeito Neguinho em entrevista à Rádio Cidade em Dia
Foto: Arquivo / Rádio Cidade em Dia / Portal SC Todo Dia

Criciúma

“Esperamos arquivamento”, diz defesa de Neguinho

Defesa do prefeito Neguinho nega acusações e acredita que o Judiciário não aceitará a denúncia, resultando no arquivamento do caso

CRICIUMA

O Ministério Público apresentou uma denúncia contra o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, no âmbito da Operação Maktub. A investigação apura irregularidades em concorrências públicas realizadas pelo município. Além do prefeito, servidores públicos e representantes da empresa contratada também foram denunciados. Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, o advogado Diego Maciel, que representa o prefeito, comentou sobre a denúncia e o andamento do processo.

Segundo Maciel, a defesa já teve acesso aos documentos e nega todas as acusações. “O Ministério Público ofereceu a denúncia, mas também pediu o arquivamento de algumas imputações feitas pela autoridade policial contra o prefeito. Acreditamos que o Poder Judiciário, analisando as informações já apresentadas, não receberá essa denúncia e o caso será arquivado”, afirmou o advogado.

A defesa relembra que, em outubro de 2024, o prefeito chegou a ser afastado do cargo por decisão judicial, mas retomou suas funções 28 dias depois. “O Poder Judiciário, ao analisar os fatos e ouvir o prefeito em seu interrogatório, determinou seu retorno ao cargo. Esse mesmo entendimento deve prevalecer no processo atual”, explicou Maciel.

A denúncia menciona um suposto esquema criminoso envolvendo o direcionamento de contratos públicos na área da construção civil. Sobre essa acusação, o advogado reitera que há indícios favoráveis ao prefeito ao longo da investigação. “São informações pontuais que levam a essa interpretação, mas a defesa nega veementemente qualquer irregularidade e aguarda o desfecho judicial. É um processo natural dentro da Justiça, e o prefeito terá a oportunidade de esclarecer tudo”, destacou Maciel.

Agora, o Poder Judiciário decidirá se aceita ou não a denúncia. Caso seja aceita, o processo seguirá para julgamento. No entanto, conforme ressaltado pelo advogado, não há qualquer tipo de punição imediata ao prefeito. “O fato de haver uma denúncia não significa que houve prática de crime. O prefeito responderá ao processo em liberdade, apresentará sua defesa e esperamos o arquivamento do caso”, concluiu Maciel.

A Operação Maktub investiga possíveis irregularidades em três concorrências públicas para a fabricação e instalação de estrutura metálica no ginásio anexo à escola do bairro Santa Líbera. Entre os denunciados estão servidores públicos e engenheiros da empresa contratada. O ex-secretário municipal Ricardo Ximenes também é citado na denúncia.

Continue lendo
Topo