Florianópolis
Floripa Airport recebe críticas a gestão de emergências
No último dia 12 agosto 15 consumidores tiveram voos cancelados devido a problemas com pneus de uma aeronave
Na madrugada de 12 de agosto, um problema com os pneus de uma aeronave no Floripa Airport causou o fechamento da pista de pouso e decolagem, resultando no cancelamento de vários voos e afetando cerca de 15 mil passageiros. Essa situação inesperada e complexa gerou críticas do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e dos Procons estadual e municipal de Florianópolis devido à falta de comunicação e atendimento adequado aos afetados. Por isso, representantes do aeroporto e das companhias aéreas Gol, Latam e Azul foram convocados para uma reunião na 29ª Promotoria de Justiça da Capital nesta terça-feira (27).
O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto questionou a eficiência dos planos de contingenciamento do aeroporto e das companhias aéreas, ressaltando que a falta de preparo gerou um caos significativo para os passageiros. Ele destacou a deficiência na comunicação entre as empresas e os clientes, que poderia ter minimizado o impacto do problema e evitado transtornos adicionais. A ausência de uma estrutura adequada e a falta de comunicação direta contribuíram para o agravamento da situação.
A diretora do Procon estadual, Delegada Michele Alves, e o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, também criticaram a gestão da crise, destacando a falta de informações precisas, a escassez de pessoal qualificado e a ausência de suporte para alimentação e acomodação. Relatos indicam que passageiros foram enviados para um hotel em Palhoça, que estava lotado, obrigando-os a retornar ao aeroporto na manhã seguinte. Uma nova reunião entre todas as partes envolvidas está agendada para 31 de outubro, com o objetivo de discutir melhorias nos serviços e planos de contingência.