Itajaí
Justiça condena vereador de Itajaí por “rachadinha”
O vereador Fábio Negão (PL) foi condenado a quase 100 anos de prisão por desviar os salários de assessores e verbas de projeto social
O vereador Fábio Luiz Fernandes Castelo Guedes, o Fábio Negão (PL), foi condenado pela Justiça de Itajaí a 93 anos e seis meses de prisão por envolvimento em um esquema de rachadinha e desvio de dinheiro público. A juíza Alessandra Mayra da Silva de Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Itajaí, determinou ainda a perda do mandato do vereador. A sentença foi publicada na última sexta-feira.
Fábio Negão já havia sido preso entre novembro de 2023 e abril de 2024, mas acabou liberado enquando ocorriam as investigações, que apuraram a apropriação indevida de salários de assessores e verbas de um projeto social no bairro Imaruí, financiado pela prefeitura. A ex-assessora Thayana de Souza da Costa, que coletava o dinheiro dos assessores e fazia os pix para a conta do vereador, também foi condenada a 63 anos e seis meses de prisão. Os dois ainda podem recorrer em liberdade.
Conforme denúncia e investigação do Ministério Público, o vereador exigia o repasse de parte dos salários dos assessores e dos cargos comissionados indicados por ele na prefeitura e na câmara de vereadores e confiscou até o cartão-alimentação dos seus indicados.