Justiça
Justiça revoga medidas cautelares e prefeito de Cocal do Sul pode voltar a exercer o cargo
Fernando De Faveri pode reassumir o cargo a partir desta terça-feira, 03
Em decisão proferida no começo da noite dessa segunda-feira, 02, o desembargador Sidney Eloy Dalabrida decidiu revogar algumas das medidas cautelares impostas ao prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri. Com isso, De Faveri pode retornar ao comando da prefeitura. Ele havia sido afastado devido ao cumprimento da Operação Fundraising do Ministério Público.
O prefeito permaneceu por 29 dias no Presídio Santa Augusta e foi solto em 18 de julho com medidas cautelares. Em publicação nas redes sociais, De Faveri afirmou confiar na Justiça.
“Eu sempre disse que acreditava na justiça, e que a mesma justiça que me tirou o mandato iria me devolver. E assim será todo esse processo, porque eu sou absolutamente convicto da minha inocência. Essa decisão que tardou mas não falhou contribuiu para que nossa gestão que vinha transformando Cocal do Sul fosse interrompida”, declarou.
A operação Fundraising buscou desarticular uma organização criminosa, capitaneada por um grupo empresarial, que teria praticado ilícitos contra a administração pública, especialmente o desvio de recursos públicos e fraudes a licitações, e que, em suas ações, estaria buscando recrutar agentes públicos e particulares com o fim de obter ganhos ilícitos em prejuízo ao patrimônio público.