Criciúma
MP cobra ação urgente na Lagoa do Caverá
Promotor alerta Câmara sobre degradação ambiental e exige ação urgente para restaurar maior lagoa de água doce do sul catarinense

O Promotor de Justiça Thiago Naspolini Berenhauser destacou a importância da Ação Civil Pública apresentada pelo Ministério Público para a recuperação da Lagoa do Caverá, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, nesta quarta-feira (12). Ele enfatizou a necessidade urgente de interromper a degradação ambiental do local, ressaltando que a lagoa já perdeu aproximadamente 50% de sua extensão original ao longo dos anos.
“Apresentei aqui para a Câmara de Vereadores os motivos que constam no nosso inquérito e que são as causas da situação vivenciada. Expliquei que acabamos optando por ajuizar a ação, porque faz muitos anos que sabemos as medidas que precisam ser tomadas para solucionar o problema, mas que até hoje não foram implementadas”, afirmou Berenhauser.
O Promotor informou ainda que foi solicitado ao Estado um cronograma para a realização dos estudos necessários, aguardando agora um pronunciamento judicial sobre o caso. A prioridade é a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental para viabilizar a construção de uma barragem.
“Esperamos um retorno favorável, pois queremos proteger este manancial para as gerações atuais e futuras”, completou o Promotor.