Futebol
Presidente da CBF é afastado por ação judicial
No lugar do atual mandatário, assume o vice
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira, 15. No lugar de Ednaldo, assume o vice-presidente da entidade, Fernando José Sarney.
O afastamento, desta vez, tem relações com o questionamento de uma assinatura no acordo que havia encerrado as polêmicas sobre a eleição de Ednaldo para a presidência da CBF, em 2022.
A assinatura do Coronel Nunes, um dos ex-dirigentes da CBF que assinou o documento em janeiro deste ano, foi questionada, devido às suas condições de saúde.
Tomada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, a decisão atende a um pedido do vice-presidente da CBF, Fernando José Sarney. O gestor pediu para que o STJD realizasse novas eleições, porém o magistrado entendeu que o novo pleito deve ser organizado pela própria gestão da CBF.
“Depois de tento tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realizacão do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus Vice-Presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição, consoante esclarece o site da entidade”, escreveu o desembargador na decisão.
O juiz também exigiu que Fernando José Sarney convoque o novo pleito para os cargos diretivos o mais rápido possível. “Que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, mais rápido possivel, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.70 do Estatuto da Entidade”, determinou o desembargador Gabriel Zefiro.