Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

SC cria vara com “juízes secretos” para julgar facções

Justiça
Advogado Trabalhar Num Documento Com Balancas De Justica
Foto: Freepik/Imagem Ilustrativa

Justiça

SC cria vara com “juízes secretos” para julgar facções

Magistrados terão identidade ocultada por tecnologia da Microsoft; unidade já inicia com mais de 2 mil processos

Santa Catarina lançou nesta semana a primeira Vara Estadual especializada no julgamento de organizações criminosas com atuação inédita de “juízes secretos”. A nova unidade, sediada em Florianópolis, será responsável por julgar processos de facções em todo o estado com o uso de tecnologia que distorce voz, imagem e oculta a identidade dos magistrados.

A plataforma, desenvolvida pela Microsoft, também aplicará reconhecimento facial em testemunhas e transcrição literal das audiências, todas realizadas de forma virtual. A medida visa garantir segurança aos operadores da Justiça e celeridade nas decisões.

A vara contará com cinco juízes e 35 servidores, com apoio direto das polícias Civil e Militar. Inicialmente, já são 2.087 processos sob responsabilidade da nova estrutura — 1.841 em andamento e 246 suspensos.

De acordo com o desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, corregedor-geral de Justiça, o modelo inédito busca eficiência, celeridade e proteção. “Essa vara atua com segurança jurídica e proteção dos operadores do sistema judicial, assegurando respostas técnicas mais eficazes ao enfrentamento das organizações criminosas em SC”, declarou.

Grande Florianópolis lidera em número de processos

Segundo dados da Corregedoria-Geral, a Grande Florianópolis concentra 30,1% dos processos contra facções criminosas em SC. O Vale do Itajaí aparece em segundo lugar, com 22,08%, seguido por outras regiões com índices menores.

A nova vara não julgará crimes de violência doméstica, infrações de menor potencial ofensivo e casos de Tribunal do Júri. Para os demais, a estrutura promete marcar um novo capítulo na repressão às organizações criminosas que atuam em território catarinense.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo