Lazer
Circuito Tekoá chega a Itapema
A iniciativa do Instituto Araxá leva música brasileira e latina para pontos populares da cidade; evento de discotecagem é gratuito
A partir de domingo, 12, o Instituto Araxá realiza o Circuito Tekoá, uma série de eventos gratuitos de discotecagem em vinil e controladora, levando música brasileira e latina a pontos estratégicos de Itapema. Parte do programa Arte por Toda Parte, o projeto conta com financiamento da Lei Aldir Blanc e apoio da Prefeitura de Itapema, Qubo e Unifique.
O primeiro evento acontece na tenda do Projeto Vida na Praia, da ADI, na Meia Praia, entre as ruas 219 e 217, das 16h às 20h. Joel Eyroff, fundador do Instituto Araxá, explica que o projeto busca valorizar a cultura brasileira com um pensamento voltado para a decolonialidade.
“Tekoá significa o lugar do modo de ser guarani, sendo este modo de ser (tekó), que considera equilíbrio com a natureza, vida em coletividade e respeito à cultura de um povo, entendido como um conjunto de preceitos para a vida, em consonância com os regramentos cosmológicos herdados pelo povo guarani”, diz Joel.
Ele explica que os locais escolhidos reúnem tanto a beleza natural quanto o fluxo de moradores e turistas para criar um ambiente de convivência e valorização cultural. Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá, ressalta que o evento promove arte e cultura com princípios de lixo zero, cultura de paz e respeito. Ele explica que o Circuito oferece uma oportunidade de conexão com a música e com as pessoas, valorizando produções brasileiras e latinas, além de incentivar a sustentabilidade.
Jean Silva, coordenador do projeto, destaca que o Circuito Tekoá foi criado para fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade por meio da convivência no espaço público, utilizando a discotecagem como forma de alcançar pessoas que geralmente não têm acesso a opções culturais atrativas ou acessíveis.
O Estúdio Qubo, parceiro do projeto, atua no suporte técnico e logístico. Representantes do coletivo afirmam que o espaço foi criado para apoiar DJs de música eletrônica, oferecendo ensaios, gravações, desenvolvimento de marca profissional e troca de experiências, enquanto preserva a história da música eletrônica no Brasil.