Meio Ambiente
Balneário Camboriú tem apenas um ponto impróprio para banho
O relatório da autarquia municipal diverge do relatório oficial do IMA, que identifica seis pontos impróprios em Balneário Camboriú
O primeiro relatório de balneabilidade de 2025 divulgado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú revelou que, dos 15 pontos analisados, apenas um foi considerado Impróprio para banho: a Lagoa de Taquaras. Os demais seguem Próprios, como por exemplo toda extensão da Praia Central.
A análise atende às exigências da Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das condições de balneabilidade no Brasil. Conforme a legislação, é responsabilidade dos órgãos de controle ambiental divulgar essas informações e fiscalizar o cumprimento da regulamentação.
O monitoramento realizado pela Emasa cumpre obrigações firmadas em um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público de Santa Catarina. Segundo o acordo, a autarquia deve monitorar semanalmente as condições de balneabilidade de 10 pontos na Praia Central e de cinco nas praias agrestes (Laranjeiras, Estaleiro, Taquaras e Estaleirinho).
No entanto, segundo o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente, que monitora toda a costa catarinense, divulgado em 10 de janeiro, Balneário Camboriú tinha seis pontos impróprios para banho, um em Taquaras e cinco na praia Central.