Meio Ambiente
Biólogo usa azeite para salvar jararaca em SC
Biólogo de Jaraguá do Sul resgata jararaca presa em tinta fresca, utilizando azeite para amolecer a tinta e garantir a segurança do animal
Um resgate inusitado e cheio de cuidado ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. O biólogo Gilberto Ademar Duwe compartilhou um vídeo mostrando o momento em que salva uma jararaca que ficou presa em uma superfície recém-pintada, em Jaraguá do Sul.
Segundo Gilberto, o animal acabou subindo em uma bombona onde havia tinta ainda fresca. “A ditacuja da jararaca resolveu passear justamente quando a tinta ainda estava fresca. Não deu outra, né? Ficou presa”, narra o biólogo de forma descontraída no vídeo.
Sem poder deixar o animal naquele estado, sob risco de morte, Gilberto decidiu intervir com uma técnica simples, mas eficaz. “Imobilizei a cabeça dela, pedi uma garrafa de azeite para o morador e fui passando esse azeite para tentar amolecer a tinta. Aos poucos, com a mão mesmo, fui tentando tirar a cobra dali”, explicou.
A operação durou cerca de 10 minutos e exigiu extrema delicadeza. “Ela estava totalmente grudada, desde a cabeça até a ponta do rabo. Eu tinha que tirar com todo cuidado para não machucar ela”, completou.
Após o resgate bem-sucedido, Gilberto encaminhou a cobra para avaliação veterinária, garantindo que o animal estava em boas condições antes de devolvê-la à natureza. “O importante é garantir segurança tanto para o animal quanto para as pessoas”, finalizou.