Florianópolis
Casan ensina crianças sobre saneamento com maquete e mutirão
A ação foi realizada no bairro Monte Verde em Florianópolis

Para sensibilizar as crianças sobre a importância do saneamento básico, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), realizou uma atividade educativa com os participantes do projeto social Bairro Educador, no Monte Verde, Florianópolis. A atividade incluiu apresentações de vídeos e uma maquete que demonstrava como funcionam as redes subterrâneas de drenagem pluvial e esgotamento sanitário.
As redes de drenagem pluvial direcionam a água das chuvas para córregos, rios e o mar, enquanto as tubulações de esgotamento sanitário transportam o esgoto doméstico até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Na ETE, o efluente é tratado para remover microrganismos, permitindo que o água tratada seja devolvida ao meio ambiente sem causar danos.
Além da atividade educativa, as crianças realizaram um passeio para verificar a qualidade da água do Rio Vadik. Em áreas protegidas e próximas à nascente, a água mantém suas características naturais, mas em trechos mais urbanizados, a qualidade é comprometida pela poluição e esgoto irregular. No retorno, os participantes realizaram um mutirão de limpeza na trilha. A atividade envolveu 28 crianças e faz parte de um projeto aprovado pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação, que continuará durante a implantação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.