Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Casan promove diálogo ambiental para gestão de resíduos em Florianópolis

Florianópolis
SES Saco Grande DMA 2
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Florianópolis

Casan promove diálogo ambiental para gestão de resíduos em Florianópolis

O objetivo principal foi aumentar a conscientização ambiental entre os trabalhadores envolvidos na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário

FLORIANOPOLIS

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) realizou recentemente um diálogo sobre coletores de restos de alimentos nas frentes de serviço e no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do João Paulo, em Florianópolis. O objetivo principal foi aumentar a conscientização ambiental entre os trabalhadores envolvidos na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Entre os temas discutidos, destacou-se a técnica da compostagem, que transforma restos de alimentos, que seriam descartados em aterros sanitários, em adubo natural.

Em novembro, um coletor de resíduos orgânicos foi implantado pelo Programa Socioambiental para receber os restos de alimentos gerados pelas equipes de trabalho na ETE. Esse material é destinado à compostagem no Centro de Reciclagem da Comcap, Autarquia Municipal responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos na capital. A iniciativa tem sido um sucesso e agora foi expandida para as frentes de serviço, com a coleta diária de entre 5 a 10kg de resíduos. A ação é inspirada na Revolução dos Baldinhos, um movimento comunitário de gestão de resíduos orgânicos no Bairro Monte Cristo, e visa otimizar o gerenciamento de resíduos do empreendimento.

Os diálogos de meio ambiente promovidos pela Casan são atividades de educação ambiental que buscam incentivar boas práticas e mudanças de comportamento entre os funcionários, abordando temas variados relacionados à proteção da natureza e à sustentabilidade. Essas iniciativas também reforçam procedimentos adequados alinhados ao Plano de Gestão Ambiental do empreendimento aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As obras para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande têm um investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo