Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Comitê realiza capacitação sobre monitoramento e diagnóstico do Rio Urussanga

Meio Ambiente
Comite Realiza Capacitacao Sobre Monitoramento E Diagnostico Do Rio Urussanga
Foto: Divulgação

Meio Ambiente

Comitê realiza capacitação sobre monitoramento e diagnóstico do Rio Urussanga

Em formação com saída de campo, integrantes do órgão visitaram pontos estratégicos do principal rio da bacia

Promover um olhar estratégico na teoria e na prática para o Rio Urussanga, foi esse o objetivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga na última capacitação do ano. Seguindo a temática “Monitoramento e Diagnóstico da Qualidade da Água”, a formação contou com um debate teórico, seguido por uma saída de campo, que proporcionou a visita in loco dos principais pontos do rio.

“As informações repassadas conseguiram mostrar a dimensão do problema relacionado à água dentro da Bacia do Rio Urussanga. A parte sobre coleta e amostragem foi muito importante neste sentido, porque conseguiu mostrar que os resultados de monitoramentos sobre as águas do Rio Urussanga revelam o tamanho do impacto causado pela intervenção humana”, afirmou o vice-presidente do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho.

Outro ponto de destaque, conforme o vice-presidente do Comitê, foi o fato de a capacitação ter oportunizado que os participantes relembrassem a situação envolvendo a bacia de captação de água para abastecimento urbano de Urussanga, que por conta da condição imposta pelo carvão, acontece exclusivamente em um único refúgio, em parte do Rio Barro Vermelho.

A capacitação foi conduzida por dois palestrantes, o coordenador geral do ProFor Águas e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, pesquisador e prof. doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, e o engenheiro ambiental Ives Fiegenbaum, integrante da equipe técnica do Iparque – Parque Científico e Tecnológico da Unesc.

Após os debates teóricos, a saída de campo percorreu pontos da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga levantando abordagens acerca de dados históricos e contextualização sobre a atual situação do manancial. A visita técnica iniciou na Cachoeira Vale dos Figos, uma área preservada, exemplo de conservação ambiental.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo