Meio Ambiente
Crime ambiental no Rio Perequê l
Caminhão de construtora despejava uma mistura de quatro compostos químicos no rio
Uma denúncia anônima mobilizou a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) e a Guarda Municipal (GM) na tarde desta quinta-feira (08), após a informação de que um caminhão-pipa estaria despejando material irregular diretamente no Rio Perequê. A ação rápida da GM resultou no flagrante do descarte, caracterizado como crime ambiental.
A Guarda Municipal foi a primeira a chegar ao local e constatou o caminhão realizando o despejo. A substância tinha coloração escura e consistência pastosa, possivelmente lodo proveniente de atividade industrial ou obra civil. A FAACI foi acionada imediatamente e iniciou a apuração da ocorrência.
Representantes da empresa responsável pelo caminhão — uma construtora — foram chamados ao local para prestar esclarecimentos. Eles informaram que o material despejado seria uma mistura de quatro compostos químicos.
O caminhão foi apreendido, e o caso segue sob investigação para análise detalhada dos produtos e responsabilização dos envolvidos. O material lançado no rio poderá passar por perícia técnica.
O prefeito Alexandre Xepa acompanhou a ação no local e foi enfático: “A gente não vai aceitar esse tipo de crime contra o nosso meio ambiente. Itapema tá de olho, e quem cometer esse tipo de abuso vai responder. Tolerância zero! Nossa cidade merece respeito e cuidado.”
A presidente da FAACI, Luciana Saramento, também reforçou o compromisso da gestão com a fiscalização ambiental: “É inadmissível que práticas como essa ainda aconteçam. A ação em parceria com a GM mostra que estamos atentos e prontos para agir com firmeza”, destacou.
O caso será encaminhado à delegacia para que todas as providências legais sejam tomadas.