Criciúma
Defesa Civil de Criciúma organiza captura de javalis
Criciúma realiza operação para capturar javalis no bairro Pinheirinho, visando proteger a população e preservar o meio ambiente
Na manhã desta quarta-feira (15), o Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil e a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma definiu detalhes para uma operação conjunta de captura de javalis. A ação, marcada para quinta-feira (16) será realizada no final da Rua Artur e Eugênio da Silveira, no bairro Pinheirinho, uma área verde de propriedade do município, com apoio de caçadores homologados e devidamente autorizados. A operação visa controlar os animais classificados como espécie invasora e que representam risco à segurança pública e ao meio ambiente.
O diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, explicou que a iniciativa é parte do compromisso com a gestão de riscos e proteção à vida. “A presença de javalis nessa área ameaça sobretudo para as crianças, que podem ser atacadas, especialmente quando os animais estão com filhotes. Nosso objetivo é garantir a segurança da população e prevenir danos ambientais”, destacou.
A diretora de Meio Ambiente, Anequésselem Fortunatto, reforçou a importância ambiental da medida. “Os javalis degradam nascentes e áreas verdes ao escavar o solo para alimentação, comprometendo o equilíbrio ecológico. Essa ação é necessária para preservar o espaço natural e proteger os recursos hídricos”, afirmou.