Diamante Energia apresenta projeto de microrreator nuclear na COP 30

Iniciativa venceu o Prêmio InovaClima Brasil 2025 e propõe geração de energia limpa com tecnologia espacial.

Leticia Matos

Publicado em: 11 de novembro de 2025

2 min.
Diamante Energia apresenta projeto de microrreator nuclear na COP 30. - Foto: Divulgação/Diamante Energia

Diamante Energia apresenta projeto de microrreator nuclear na COP 30. - Foto: Divulgação/Diamante Energia

A Diamante Energia apresentou durante a COP 30, realizada em Belém (PA), o projeto do microrreator nuclear. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Finep, conquistou o primeiro lugar na categoria Descarbonização do Prêmio InovaClima Brasil 2025, promovido pelo CIETEC – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia.

O projeto foi detalhado pelo gerente da empresa Terminus, parceira da Diamante Energia, Dr. Horus Orlandi (foto), sob o tema “Microrreatores Nucleares para Geração de Eletricidade Sustentável”. Segundo o pesquisador, o programa busca adaptar tecnologias espaciais para microrreatores portáteis de 1 a 5 megawatts (MW), capazes de fornecer eletricidade limpa e contínua para regiões remotas e contribuir com a redução das emissões de carbono.

O InovaClima Brasil é uma competição nacional que reconhece soluções inovadoras em ciência e tecnologia voltadas à sustentabilidade. Lançado em 2025, o programa recebeu mais de 100 projetos de todo o país, entre eles pesquisas acadêmicas e soluções desenvolvidas por startups.

Durante o evento, a apresentação foi acompanhada pela diretora-presidente do CIETEC, Paula Helena Ortiz Lima, e por Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Núcleo Brasil Energia (NBEPar), empresa criada em 2024 para estruturar o setor nuclear do Grupo Diamante.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios