Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

EXCLUSIVO: Contrato que inicia os estudos da redragagem do Rio Tubarão ainda não foi assinado

Meio Ambiente
Contrato que inicia os estudos da redragagem do Rio Tubarão ainda não foi assinado
Foto: Reprodução/Defesa Civil

Meio Ambiente

EXCLUSIVO: Contrato que inicia os estudos da redragagem do Rio Tubarão ainda não foi assinado

UFSC e Defesa Civil Estadual ainda não chegaram a um acordo; prazo acabou no dia 31 de julho.

Publicidade

O contrato entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, que dá início aos projetos de estudo de 23 bacias hidrográficas no estado ainda não foi assinado. O prazo para tal assinatura no entanto, encerrou no último dia 31 de julho.

A partir do estudo, serão viabilizados, por exemplo, projetos de redragagens, entre eles, o do Rio Tubarão, aguardado há anos no município. Elaborado em 2013, o projeto de desassoreamento precisa de atualização para que a obra possa ser executada e é visto como essencial para a segurança da população durante os próximos anos. A bacia hidrográfica do Rio Tubarão será uma das primeiras, do total de 23 estudadas pela universidade.

Lideranças políticas se manifestam

Durante o mês de julho, o então Governador em Exercício, Mauro de Nadal, anunciou que uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões que seria destinada para o projeto de remodelação dos molhes e dragagem da área do Porto de Laguna. Esta obra é o início do longo projeto de redragagem do Rio Tubarão, tão esperado na região Sul. O deputado estadual Pepê Collaço (PP), falou sobre a questão que atualmente está travada no Governo do Estado: “A nossa parte enquanto Bancada do Sul, que destinou o valor para a execução do estudo nos Molhes da Barra e toda região portuária, foi feita. Agora o Estado tem que fazer todos os trâmites, a licitação, e nós vamos acompanhar os próximos passos”, explicou Pepê.

“Esperamos agora a Defesa Civil, que se comprometeu conosco, para fazer a atualização do projeto da redragagem do Rio Tubarão, que inicia no Porto de Laguna até o limite de Capivari De Baixo (ponte Stélio Cascaes Boabaid). A assinatura do convênio com a UFSC deveria ter sido feita até o final de julho e isso ainda não aconteceu. Vamos intensificar o diálogo com a Defesa Civil para sair do papel o quanto antes. Nossa parte foi feita, aguardamos que o Governo do Estado faça a sua”, destacou Collaço.

O que diz o Estado?

A reportagem do portal SCTodoDia entrou em contato com a Defesa Civil estadual, que alegou que o contrato ainda não foi assinado porque a UFSC pediu mais alguns detalhes. A expectativa no entanto, é de que a assinatura aconteça entre esta e a próxima semana.

O que  diz a UFSC?

A reportagem do portal SCTodoDia também fez contato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após dois pedidos de posicionamentos, a Agência de Comunicação (Agecom) da insituição constatou que a resposta viria até o fim desta terça-feira (6). Infelizmente, nenhum posicionamento foi fornecido.

 

 

Continue lendo
Topo