Filhote de baleia-franca é encontrado morto em lagoa de Garopaba

Animal de mais de cinco metros foi localizado em avançado estado de decomposição na Lagoa do Macacu, no litoral sul catarinense.

Leticia Matos

Publicado em: 10 de novembro de 2025

3 min.
Filhote de baleia-franca é encontrado morto em lagoa de Garopaba - Foto: Divulgação

Filhote de baleia-franca é encontrado morto em lagoa de Garopaba - Foto: Divulgação

Um filhote de baleia-franca-austral foi encontrado morto na Lagoa do Macacu, em Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal, um macho de 5,10 metros de comprimento, já estava em avançado estado de decomposição quando foi localizado, no fim da última semana, por uma equipe do Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Segundo informações do projeto, o acesso ao ponto onde a carcaça foi avistada era de difícil alcance, o que dificultou a identificação imediata da espécie. Com o apoio da Prefeitura de Garopaba, a equipe conseguiu remover o corpo da água para realizar os procedimentos de biometria e coleta de amostras.

Após a análise, foi confirmada a espécie como baleia-franca-austral (Eubalaena australis), uma das mais observadas no litoral catarinense durante o período reprodutivo, entre julho e novembro.

De acordo com o PMP-BS, o estado de decomposição do corpo impediu a realização de necropsia, o que impossibilita determinar a causa da morte. O animal foi enterrado próximo ao local onde foi encontrado, conforme os protocolos ambientais.

Contexto ambiental
A presença de baleias-francas no litoral de Santa Catarina é comum nesta época do ano. A espécie utiliza a região para acasalar e dar à luz, sendo constantemente monitorada por projetos ambientais. O aparecimento de filhotes mortos pode estar relacionado a causas naturais ou acidentes, como colisões com embarcações ou redes de pesca.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios