A ação foi embasada por uma decisão do Ministério Público Federal, de 2017, que proíbe qualquer construção ou cercamento na região, visando preservar a vegetação nativa
Na última sexta-feira (25), o município de Imbituba, realizou uma operação no Loteamento Santa Maria, em Itapirubá, que resultou na retirada de estruturas erguidas irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP). A ação foi embasada por uma decisão do Ministério Público Federal, de 2017, que proíbe qualquer construção ou cercamento na região, visando preservar a vegetação nativa e o equilíbrio ambiental da área.
Com o apoio da Polícia Militar, Polícia Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura, foram removidos do local um contêiner metálico de 12 metros, uma construção avançada sobre via pública e diversas cercas. A operação contou com uma carreta e um guincho para o transporte dos materiais. A prefeitura intensificou a fiscalização da área desde o início do ano, após receber diversas denúncias sobre ocupações ilegais.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Adriano dos Passos, a estrutura removida não estava sendo utilizada como moradia. A ação reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e o combate a intervenções ilegais em áreas protegidas.