Meio Ambiente
Gato morre durante mutirão de castração em Tubarão
Quase 200 animais foram castrados durante a ação
Por
Maiquel Machado
O sexto mutirão de castração de cães e gatos foi realizado nessa quinta-feira, 24, no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Foram atendidos 190 animais cujos tutores fizeram inscrições nos últimos meses. A ação foi promovida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).
Durante os procedimentos, um gato morreu, mas a causa ainda não foi identificada. De acordo com as informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, a castração é um procedimento cirúrgico, e os tutores assinam documento declarando ciência dos riscos que quaisquer procedimentos cirúrgicos possuem. São repassadas diversas orientações, como a necessidade de jejum por 24 horas, por exemplo. Não tem como os veterinários saberem, no momento do procedimento, se tais cuidados foram observados pelos tutores e mesmo se os animais possuem algum tipo de comorbidade.
Neste ano, o município já havia feito mutirões de castração em janeiro, junho, julho, agosto e setembro, com mais de 1.500 procedimentos. Com este último evento, a Funat ultrapassa 1.700 castrações, iniciativa que contribui para o controle de natalidade e estimula a adoção responsável.
Este foi o sexto mutirão realizado neste ano e a iniciativa diminuiu consideravelmente o número de pets na fila para o procedimento. A fila que tinha mais de 2.000 animais está com menos de 300 atualmente.
A partir de agora, a Funat vai fazer uma busca ativa e realizar a castração, principalmente, dos animais de rua. “Reforçamos o compromisso com a castração e a microchipagem, pois o objetivo é atender o maior número de animais de rua. Vamos continuar fazendo o procedimento em quantidades menores. O importante é não parar”, ressalta o coordenador do Bem-estar Animal, Lucas Borges.
O mutirão atual não contou com a vacinação.