A queda no número de visitantes à Ilha do Campeche, registrada nos meses de dezembro e janeiro, é apontada pela gestão do município de Florianópolis como um sinal positivo das medidas de fiscalização e preservação ambiental. A atual temporada de verão é a primeira em que a gestão da área está sob responsabilidade direta do Executivo municipal.
Em dezembro, a média mensal de visitantes caiu de 738 para cerca de 400 pessoas, uma redução próxima de 10 mil visitantes na comparação entre 2024 e 2025. No mesmo período, não houve extrapolação do limite diário de 800 pessoas permitido para acesso à ilha, segundo dados do Programa de Visitação e Conservação do Instituto Ilha do Campeche.
Já em janeiro, os números também indicam avanço no controle. Em 2025, houve extrapolação do limite em 10 dias, com picos de até 1.883 visitantes em um único dia. Em 2026, foram apenas quatro dias acima do teto, com máximo de 852 pessoas, o que demonstra maior efetividade na fiscalização, embora ainda existam ajustes a serem feitos.
Desde 2025, a Ilha do Campeche é oficialmente uma Unidade de Conservação, classificada como Monumento Natural Municipal. A fiscalização é realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e pela Guarda Municipal de Florianópolis, que monitoram o embarque e desembarque de visitantes, além da regularidade dos vouchers e do credenciamento das embarcações.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, afirma que os dados reforçam o acerto da mudança de gestão. Segundo ele, o foco agora é manter as ações que apresentam bons resultados e aprimorar os processos internos.
Além da presença de agentes, a Prefeitura instalou câmeras de videomonitoramento, que permitem a fiscalização remota e a aplicação de autos de infração ambiental à distância. As operações também contam com apoio de outros órgãos municipais e forças de segurança estaduais e federais.
A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destaca que as lições da temporada passada têm orientado melhorias contínuas, com o objetivo de garantir a conservação do patrimônio natural da ilha nas próximas temporadas.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe