Meio Ambiente
Ilha do Campeche será declarada Unidade de Conservação
Assinatura ocorre na abertura da Semana da Pauta Verde, em Florianópolis; ilha patrimônio arqueológico da Capital
A Ilha do Campeche, um dos mais importantes patrimônios naturais e culturais de Florianópolis, será oficialmente instituída como Unidade de Conservação. A assinatura do ato normativo está marcada para segunda-feira (18), às 14h, na sede da Seção Judiciária de Santa Catarina, no bairro Agronômica, durante a cerimônia de abertura da Semana da Pauta Verde no estado.
A medida é fruto de negociações conduzidas de forma conciliatória e com participação de diversos órgãos e entidades, entre eles a Prefeitura de Florianópolis, Ministério Público Federal, União, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Instituto Ilha do Campeche, associações locais de preservação, transporte e pesca, além da Capitania dos Portos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, a criação da unidade vai assegurar a proteção do ecossistema e do patrimônio arqueológico da ilha. “Estamos unindo esforços para proteger esse patrimônio natural e cultural, garantindo que ele seja cuidado para as próximas gerações”, afirmou.
A Semana da Pauta Verde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 18 a 22 de agosto em todo o país, busca incentivar práticas sustentáveis no Poder Judiciário e ampliar o uso de métodos consensuais para resolução de conflitos ambientais.