Criciúma
IMA explica suspensão da licença para arrancadão
Tradicional evento de Balneário Arroio do Silva pode não acontecer

A realização da tradicional Arrancada de Caminhões de 2025, em Balneário Arroio do Silva, segue indefinida após a suspensão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
De acordo com o coordenador da Regional do IMA em Criciúma, Ibanez Zanette, a suspensão da licença foi uma decisão tomada com base em uma sentença judicial que tramita na Justiça Federal, exigindo um novo estudo ambiental (EIA/RIMA) para embasar a emissão da licença ambiental para o evento. Através de Ação Civil Pública, o Ministério Público Federal apontou a necessidade de readequação do licenciamento ambiental através de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), o que foi acatado pelo Poder Judiciário Federal através de Sentença, emitida no mês de setembro de 2024.
Deste modo, o IMA fez cumprir a sentença através da suspensão da Licença Ambiental de Operação (LAO), em dezembro de 2024, para a readequação imposta do estudo ambiental pertinente no processo de licenciamento ambiental da atividade envolvida.
A prefeitura, junto à sua equipe jurídica, segue buscando alternativas para viabilizar a autorização necessária. Enquanto isso, pilotos, patrocinadores e público em geral aguardam um desfecho da situação.