Florianópolis
IMA monitora danos ambientais após acidente na BR-101
Acidente químico na BR-101 derrama 16 mil litros de clorito de sódio, contaminando rio e solo. IMA monitora e avalia danos ambientais
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está monitorando os impactos do acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com clorito de sódio, ocorrido no quilômetro 260 da BR-101, no sentido sul, próximo ao rio Cova Triste. O produto químico, utilizado na desinfecção na indústria alimentícia, é altamente corrosivo e representa riscos significativos ao meio ambiente e à saúde.
O acidente, que resultou no tombamento de uma das carretas, causou o rompimento de 16 mil litros de clorito de sódio, transportados em contêineres de 1250 litros cada. O derramamento contaminou o solo, a água do rio Cova Triste e a vegetação ao redor, além de provocar a mortandade de peixes, como lambaris e traíras, e outros danos à fauna aquática.
Equipes do IMA estiveram no local ainda pela manhã para avaliar os impactos e mapear os cursos d’água potencialmente afetados. O órgão reforçou o compromisso de mitigar os danos, monitorando a situação e apoiando ações para recuperar o meio ambiente.