Manchas alaranjadas no mar preocupam moradores de Itapema
Moradores se depararam com as manchas na quarta-feira (17) e associaram o fenômeno aos registrados em Florianópolis e Balneário Camboriú
Moradores de Itapema se alarmaram na tarde de outrem com o surgimento de manchas alaranjadas no mar, tremendo que elas pudessem ser decorrentes da poluição. “Ficamos preocupados porque essas manchas poderiam ser decorrentes de poluição, vazamento de algum tipo de combustível ou algum outro tipo de contaminação”, diz o corretor de imóveis Carlos da Rosa. Além dele, outros moradores chegaram a publicar imagens nas redes sociais alertando para o problema.
Diante da preocupação com o surgimento dos manchas, o diretor de Licenciamento Ambiental e Controle de Poluição da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Weslei Paludo, explica que as manchas são provavelmente o resultado do acúmulo de microalgas, um evento natural na região. “Estas ocorrências são causadas pela energia das ondas e ventos, além da presença de nutrientes trazidos pela chuva e rios ao mar”.
Recentes períodos de chuva seguidos por dias ensolarados também favorecem esse fenômeno, que é frequentemente associado às diferentes colorações das águas drenadas dos rios para o mar. Ele destaca que a FAACI mantém um monitoramento contínuo desses eventos. “Estamos sempre atentos a essas ocorrências e prontos para fornecer informações detalhadas à comunidade”, reforça Paludo.