Florianópolis
Praia de Pântano do Sul lidera poluição por plásticos no Brasil
A praia fica localizada ao sul de Florianópolis
A praia de Pântano do Sul, localizada no sul de Florianópolis, foi identificada como a mais contaminada por resíduos plásticos no Brasil, de acordo com uma pesquisa da ONG Sea Shepherd Brasil. O estudo mapeou a poluição por plásticos nas praias brasileiras e apontou que o local também lidera nos índices de macrorresíduos e macroplásticos.
Apesar da alta concentração de resíduos plásticos, a orla de Pântano do Sul ainda é considerada própria para banho, conforme as últimas quatro análises realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, entre abril e maio deste ano. Isso ressalta a complexidade da questão, já que a poluição não afeta diretamente a balneabilidade das águas.
O levantamento faz parte do estudo “Expedição Ondas Limpas na Estrada”, o maior já conduzido no Brasil sobre resíduos marinhos, e foi divulgado nesta quinta-feira (19). Ao longo de 16 meses, a expedição percorreu 201 municípios brasileiros e constatou a presença de plásticos em todo o litoral do país.
Outro dado alarmante do relatório é a posição da Praia do Rizzo, na parte continental de Florianópolis, que ficou em terceiro lugar no ranking de praias mais poluídas por plásticos. Com isso, Florianópolis foi apontada como a terceira cidade do Brasil com maior densidade de microplásticos por metro quadrado.