Os dias de sol e calor, aliados ao feriado de 20 de novembro, levaram moradores e turistas às praias de Itajaí. E a boa notícia é que, segundo o relatório mais recente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), todas as praias monitoradas no município estão próprias para banho. As coletas foram realizadas em 17 de novembro e os resultados divulgados na última quarta-feira (19).
Itajaí conta com cinco pontos de análise: um em Cabeçudas, um no Atalaia e três na Praia Brava. O monitoramento ocorre semanalmente entre outubro e março. As amostras são coletadas a cerca de um metro de profundidade, sempre respeitando as condições de segurança de cada local.
Como é feita a classificação da balneabilidade
Um ponto é considerado próprio para banho quando, nas últimas cinco semanas, ao menos 80% das amostras apresentam até 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água. A presença dessa bactéria é um indicador de contaminação fecal.
A classificação como impróprio ocorre quando mais de 20% das amostras ultrapassam o limite de 800 Escherichia coli ou quando a coleta mais recente apresenta mais de 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Com o início da temporada de verão, o monitoramento segue como ferramenta fundamental para garantir segurança e qualidade aos banhistas.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.