Meio Ambiente
Prefeitura de Florianópolis inicia desassoreamento do Rio do Brás
Ação faz parte de um projeto mais amplo de revitalização ambiental da região, que inclui a recuperação das margens do rio e espaço de lazer
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou nesta segunda-feira (2), o desassoreamento do Rio do Brás, localizado em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Essa ação faz parte de um projeto mais amplo de revitalização ambiental da região, que inclui a recuperação das margens do rio e a criação de um espaço de lazer sustentável para a comunidade.
Objetivos do Projeto
A intervenção no Rio do Brás tem o objetivo de recuperação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. O projeto inclui a remoção de sedimentos acumulados no fundo do rio, o que permitirá a redução de alagamentos durante chuvas fortes e a oxigenação das águas, melhorando o ambiente aquático. Além disso, as margens do rio serão revitalizadas com a instalação de quiosques, bancos, decks para contemplação, e equipamentos que favoreçam a interação entre a comunidade e o rio.
Etapas da intervenção
A primeira etapa do projeto envolve o desassoreamento do rio, com a retirada de 5.800m³ de sedimentos. Para garantir a eficácia das intervenções, serão realizados estudos batimétricos antes e após os trabalhos, medindo a profundidade e a qualidade das águas.
Além disso, o projeto inclui a instalação de três aparelhos aeradores dentro da água, que vão aumentar o contato da água com o ar, favorecendo a oxigenação e a eliminação de compostos indesejados. Esses aparelhos têm uma abrangência de 4.500 m² cada e funcionarão como chafarizes.
Nova área de lazer e acessibilidade
O novo espaço de lazer será localizado na margem do Rio do Brás, na Rua Murilo Antônio Bortoluzzi, no trecho entre a ponte do Rio do Brás e a orla da praia de Canasvieiras. A área contará com:
- Deck de contemplação de aproximadamente 952 m².
- Três quiosques comerciais.
- Novos passeios em concreto e parklets, com bicicletário, bancos, mesas, vasos para folhagens e flores.
- Iluminação pública reformulada para o novo espaço de contemplação.
Prazo e expectativa
O contrato de execução do projeto prevê um prazo de seis meses para a conclusão da primeira etapa, mas a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em menos tempo, acelerando os benefícios ambientais e a melhoria da qualidade de vida para os moradores.