Primavera de 2025 começa com frente fria, temporais e risco de geada

Primavera começa com frente fria, temporais e queda brusca de temperatura em várias regiões do Brasil

Vitor Wolff

Publicado em: 19 de setembro de 2025

4 min.
Primavera de 2025 começa com frente fria, temporais e risco de geada - Imagem: FreePik/Banco Gratuito

Primavera de 2025 começa com frente fria, temporais e risco de geada - Imagem: FreePik/Banco Gratuito

A primavera de 2025 terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), trazendo mudanças expressivas no clima em várias regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria avança até quarta-feira (24) sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte, provocando temporais com fortes rajadas de vento. Na sequência, uma massa de ar frio e seco causará queda acentuada nas temperaturas, inclusive com risco de geada no Sul.

O que esperar nos próximos dias

  • Temporais no Sul: os primeiros temporais atingem o Rio Grande do Sul, se espalhando por toda a região e alcançando Mato Grosso do Sul e áreas do interior paulista.
  • Chegada ao Sudeste e Centro-Oeste: no dia 22, a frente fria alcança também o Sudeste e avança para estados do Centro-Oeste, com possibilidade de temporais até o sudoeste da Amazônia.
  • Declínio de temperaturas: a onda de frio será mais intensa no Rio Grande do Sul, mas avançará para o Centro-Sul e até para áreas do Norte, fenômeno conhecido como friagem.

No Sul, os temporais previstos já no fim de semana podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A influência do La Niña

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, alerta que o fenômeno La Niña deve impactar o regime de chuvas nesta primavera. Segundo a meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet, em anos de La Niña há tendência de redução da frequência e do volume de chuvas no Sul do Brasil, com possibilidade de períodos prolongados de estiagem.

O La Niña se forma a partir do resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial, em contraposição ao El Niño, caracterizado pelo aquecimento anômalo. Ambos os fenômenos têm efeitos globais e influenciam diretamente o clima brasileiro.

Primavera, a estação das flores

Além das variações climáticas, a primavera é marcada pelo desabrochar de diversas espécies de plantas. O aumento gradual da temperatura e da umidade após o inverno favorece o florescimento, tornando os jardins, parques e campos mais coloridos e vibrantes.

FIQUE BEM INFORMADO:

Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: canal do SCTODODIA



× SCTODODIA Rádios