Meio Ambiente
Programação especial em parque da Capital é adiada
Mistura entre ecologia e cultura oferece trilhas, teatro, oficinas e outras atividades para os visitantes
O evento que seria realizado neste domingo (24) foi adiado para o próximo dia 6 de setembro, em decorrência da previsão de chuva, na ocasião, o Parque Ecológico do Córrego Grande recebe a Expedição Cultural, a ação é gratuita e aberta ao público com uma programação diversificada para todas as idades e organizada pelo Instituto Trilhas de Criança.
Entre as principais atrações está a inauguração do Espaço Fauna Brasil, um container adaptado como centro móvel de educação ambiental do Instituto Fauna Brasil (IFB). No mesmo local também funciona o Centro Municipal de Educação Ambiental (CEMEA) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).
A iniciativa reforça o compromisso do instituto com a conservação da biodiversidade e a sensibilização da comunidade para ampliar as ações já realizadas no município. A estrutura servirá como ponto de referência para exposições, oficinas, trilhas guiadas e atividades interativas sobre a fauna e flora locais.
“Esse espaço nasceu do sonho de aproximar ainda mais a comunidade da natureza, criando um ponto de encontro para atividades educativas, vivências e muito aprendizado coletivo. Os visitantes poderão aprender sobre as ameaças que levam os animais silvestres aos cuidados humanos, como é feito o processo de reabilitação, soltura e monitoramento e as atividades de engajamento da população que haja coexistência com a fauna silvestre, seja através da educação ambiental ou gerando renda para a comunidade”, destaca a Dra. Vanessa Kanaan, presidente do Instituto e pós-doutora em Ecologia.
Em março de 2024, o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, recebeu uma família de bugios-ruivos (Alouatta guariba) para habitar suas matas, depois de mais de dois séculos de extinção local da espécie. A reintrodução foi realizada pelo Instituto Fauna Brasil com apoio da equipe técnica da Floram.
“Esta base de apoio do Instituto no Parque representa um passo importante para aproximar ainda mais a população da natureza. Queremos que crianças, jovens e adultos tenham a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade de Florianópolis de forma prática e envolvente e fortalecer a consciência ambiental”, explica Maria Aparecida Cabral de Sá, educadora ambiental da Floram.
Além da inauguração, a Expedição Cultural terá oficinas, trilhas temáticas, apresentações teatrais, exibição de filmes infantis e atividades ao longo de todo o dia. Também estarão presentes órgãos parceiros com exposições e equipes responsáveis: Projeto Tamar, Projeto Lontra, Associação R3 Animal, Instituto Ilha do Campeche, Projeto Meros do Brasil, Arboran, Sacolagem Sustentabilidade e Polícia Militar Ambiental.
Programação completa
9h – Inauguração do Espaço Fauna Brasil
9h30 – Trilha Passarinhar
9h30 – Oficina com tintas naturais para bebês
10h – Trilha para bebês
10h30 – Trilha Dr. Árvore
11h – Oficina de fotografia
11h30 – Trilha fotográfica
13h – Teatro: Lontra Mané
13h30 – Teatro: A Viagem de Itajara
14h – Teatro: Ilha de Encantaria
15h – Teatro: Um Passarinho Me Contou
16h – Exibição de filmes infantis de animação
9h às 18h
– Tenda de leitura para bebês
– Brinquedos e brincadeiras
– Exposição fotográfica
– Exposição dos projetos parceiros
– Distribuição de mudas de plantas nativas, composto e sabão