Meio Ambiente
Projeto de Parque Inundável avança em BC
A iniciativa é considerada estratégica para o controle de cheias e ampliação do abastecimento de água
O projeto do Parque Inundável Multiuso da Bacia do Rio Camboriú, idealizado e elaborado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), teve um novo avanço.
Pronto desde 2019, inclusive com licença ambiental emitida, o projeto agora concorre a recursos a fundo perdido no valor de R$ 131,4 milhões para viabilização.
A proposta foi inscrita pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI), com apoio técnico da Emasa e das prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú. A iniciativa é considerada estratégica para o controle de cheias e ampliação do abastecimento de água nos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú.
“Esse projeto representa um divisor de águas para nossas cidades. O Parque Inundável vai transformar a forma como enfrentamos os períodos de cheias e ainda ampliar significativamente a nossa capacidade de abastecimento de água. A união entre Balneário Camboriú e Camboriú nesta iniciativa é um marco de integração regional e visão de futuro”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
O Parque Inundável foi inscrito na categoria “Programa de Prevenção a Desastres – Drenagem Urbana”, que recebeu 692 propostas em todo o país. Apenas 200 foram habilitadas para a fase de análise técnica, e o projeto da Bacia do Rio Camboriú é uma delas.
O diretor-presidente da Emasa, explica que o projeto vai além do controle de inundações e armazenamento de água. “A proposta também contempla ações complementares como desapropriações e medidas ambientais, reforçando seu caráter multifuncional e estratégico para a segurança hídrica regional”, disse.
Representantes da Emasa, do CIM-AMFRI e das prefeituras participaram da apresentação técnica realizada nesta semana no auditório da Prefeitura de Camboriú. O encontro reafirmou o compromisso das instituições envolvidas e o elevado nível de detalhamento do projeto, que atende aos principais critérios de priorização estabelecidos pelo PAC.
A expectativa é de que o resultado final da seleção federal seja divulgado até junho deste ano.