Foto: Reprodução/Redes Sociais
Meio Ambiente
Resgate de baleia é treinado em Imbituba
Atividade fez parte do Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos
Publicado em
Atividade fez parte do Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos
Por
Matheus Machado
Através da APA da Baleia Franca, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu um Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos no fim de semana.
A atividade contou com o simulado de um resgate de Protótipo de baleia-jubarte (megaptera novaeangliae) filhote, na região de Itapirubá Norte, em Imbituba.
A ação contou com a parceria da Associação R3 Animal, Udesc e Instituto Australis, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Chegando no local do encalhe, as equipes avaliaram as condições de saúde do animal, projetando o que seria um atendimento real.
Durante o exercício, foi realizada a abertura de um canal para viabilizar o retorno do animal de sete metros ao mar, além de uma tentativa de resgate com a presença de embarcação e jet-ski.
O simulado também contou com experiência de tomada de decisão envolvendo a possibilidade de uma eutanásia, para os casos em que o resgate não é possível.
A partir do segundo semestre as baleia-francas procuram a região do litoral sul do Brasil para ganhar seus filhotes. Com isso, a possibilidade de avistamento do animal, bem como as ocorrências de encalhe, se tornam mais frequentes a partir da segunda metade do ano.