Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Reunião que pode alterar o futuro da APA da Baleia-Franca será no início de agosto

Meio Ambiente
Reunião que pode alterar o futuro da APA da Baleia-Franca será no início de agosto
Foto: Reprodução

Meio Ambiente

Reunião que pode alterar o futuro da APA da Baleia-Franca será no início de agosto

Geovânia de Sá falou sobre o tema em entrevista à Rádio Cidade.

A suplente de deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) concedeu uma entrevista à Rádio Cidade onde comentou sobre Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca, localizada no litoral sul catarinense.

Uma reunião para tratar sobre dois assuntos ligados ao Cabo de Santa Marta está agendada para o dia 7 de agosto, e a deputada estará presente no encontro. Um dos assuntos é a criação de Reserva extrativista (Resex) no local, pauta debatida desde 2010. Geovânia criticou a possibilidade de implantação, alegando que isso poderia interferir nas moradias das pessoas que habitam a região. Ela também confirmou, que de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não existe a probabilidade do projeto “sair da gaveta” neste momento.

O outro tópico são os limites APA da Baleia Franca, onde Laguna, Jaguaruna e Tubarão poderiam sofrer interferências. Sá ressaltou a importância de proteger o meio-ambiente e as baleias, mas discorda das delimitações atuais, inclusive citando que na época que o projeto foi aprovado, faltou representatividade do Sul de SC, pois em outras cidades mais ao Norte, como Balneário Camboriú, Itapema e a própria capital Florianópolis, também existe a presença das baleias, mas as limitações não foram tão significativas.

“Esse desenho da APA é inconsistente. Um terreno é APA e não pode construir e tem todas as implicações, mas um terreno ao lado pode. No momento das discussões das audiências públicas, houve representatividade e envolvimento, mas aqui embaixo (Sul), não tivemos essa mobilização”, destacou Geovânia.

A reunião de agosto contará inclusive com representantes do Ministério do Meio Ambiente e o que será feito é o pedido de um novo decreto para redefinir as delimitações da APA no Sul de SC.

A entrevista completa ao programa Notícias da Cidade pode ser conferida clicando aqui.

Continue lendo
Topo