Florianópolis
São José é destaque nacional na gestão de resíduos sólidos
O destaque veio pelo desempenho no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana
O município de São José foi reconhecido como uma das cinco melhores cidades brasileiras na gestão de resíduos sólidos, conforme anunciado na segunda-feira (9), em um evento virtual promovido pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). O destaque veio pelo desempenho no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU), que avalia as práticas de sustentabilidade e gestão de resíduos em todo o Brasil.
São José foi homenageada junto a outras cidades com mais de 250 mil habitantes, como Blumenau, Florianópolis, Joinville e Niterói (RJ). A cidade se destacou por iniciativas como o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), os Ecopontos e pela destinação adequada dos resíduos sólidos. O presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Michael Rosanelli, ressaltou que o índice avalia critérios específicos de sustentabilidade.
Entre as ações implementadas, a coleta diária de móveis por seis caminhões da Secretaria de Infraestrutura é um dos diferenciais. Além disso, o município conta com um PEV em Potecas, na Rua João José Martins, e Ecopontos localizados na Praça Adriano de Farias, no bairro Forquilhinha, e na Beira-Mar de São José, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado ambiental.