Florianópolis
Seminário em Palhoça orienta pescadores sobre pesca sustentável
O evento tem como objetivo oferecer orientações práticas sobre regulamentação profissional e outros temas essenciais para a atividade pesqueira
Os pescadores de Palhoça têm um compromisso relevante nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de dezembro, durante um seminário sobre gestão e ordenamento pesqueiro. O evento, que será realizado na Colônia de Pescadores Z15, no Bairro Pinheira, tem como objetivo oferecer orientações práticas sobre regulamentação profissional e outros temas essenciais para a atividade pesqueira. Especialistas da Epagri e da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura (SFPA/MPA) abordarão tópicos como preenchimento de mapa de bordo, acesso ao sistema PesqBrasil, emissão de carteirinha de pescador e adequação de embarcações às normas sanitárias.
Na quinta-feira, um mutirão de atendimento será realizado entre 9h e 14h, oferecendo suporte aos pescadores para questões como emissão e recadastramento de Registro Geral da Pesca (RGP), além de consultas e protocolos para certificação de embarcações pesqueiras. Esse serviço prático visa facilitar o acesso a documentos essenciais, promovendo a regularização da atividade e fortalecendo a organização do setor.
Organizado pela Epagri de Palhoça e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, o seminário também conta com o apoio da Secretaria de Maricultura e Pesca da prefeitura de Palhoça e da Colônia de Pescadores Z15. Segundo Hugo Mazon, extensionista da Epagri, o evento busca aproximar os pescadores das instituições gestoras e reforçar a importância da regularização para a sustentabilidade da pesca artesanal na região.