Meio Ambiente
Tartaruga gigante é encontrada morta na orla do Rincão (VÍDEO)
Espécie é a maior entre as tartarugas marinhas e corre risco de extinção
Uma tartaruga gigante, também conhecida como tartaruga-de-couro, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (01) na orla da Zona Sul do Balneário Rincão. O registro foi feito por um pescador que passava pelo local logo cedo.
De acordo com a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis, trata-se de um animal da espécie Dermochelys coriacea. “Tem havido registros um pouco frequentes no litoral de Santa Catarina ultimamente”, afirmou a profissional.
No último fim de semana, uma tartaruga da mesma espécie também foi encontrada morta na Praia da Gamboa, em Garopaba – Região de Laguna (Amurel). Ele estava com petrechos de pesca presos na nadadeiras, com fortes indícios de que teve interação com atividade pesqueira.
Conforme classificação do Ministério do Meio Ambiente, a tartaruga-de-couro está criticamente considerada em perigo de extinção. Trata-se da maior espécie de tartaruga marinha existente, tendo em média 182 centímetros de carapaça e 500 quilos.
Segundo divulgação do Instituto Australis, por ser uma espécie de hábitos oceânicos, é pouco comum que a tartaruga-de-couro alcance a costa.