Itajaí
Técnicos do PMP-BSB salvam golfinho em Navegantes
Debilitado, o golfinho está sendo monitorado por biólogos e veterinários 24h por dia e recebendo hidratação e medicação
A unidade de Penha da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e os técnicos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foram acionados pelos guarda-vidas no final da tarde de domingo (29) para salvar um golfinho da espécie Stenella sp. na praia do Gravatá, em Navegantes.
Devido ao estado de saúde do golfinho, após retirá-lo da água, a equipe o encaminhou para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha, para receber um melhor atendimento da equipe veterinária. O animal está sendo monitorado 24h por dia e recebendo hidratação e medicação.
De acordo com as avaliações da equipe, trata-se de um animal juvenil, do sexo masculino, de aproximadamente 1,60m de comprimento, pesando em torno de 60 kg, está com o score corporal magro e com pouca flutuabilidade. Na operação a equipe técnica do PMP-BS/Univali contou com o apoio da Polícia Militar, Bombeiros, dos guarda-vidas e também dos moradores locais.
Não é comum a ocorrência de espécies oceânicas, como o Stenella sp., nas zonas costeiras. O encalhe de animais marinhos na praia, na maioria das vezes, indica que o animal já não está em boas condições de saúde. Pode ser causado por uma série de fatores, incluindo doenças, desorientação, lesões ou até mesmo devido ao impacto de atividades humanas no ambiente marinho.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santo