Meio Ambiente
Tubarão deve ter novo mutirão de castração em maio
Datas ainda serão confirmadas pela Funat; gestor explica outros desafios da pasta

Por
Matheus Machado

Mesmo sem data definida, a Fundação de Meio Ambiente de Tubarão (Funat) confirma que o município terá uma nova edição do mutirão de castração de animais no mês de maio. A informação foi repassada pelo diretor-presidente da pasta, Fabrício da Silva, em uma entrevista exclusiva ao portal SCTodoDia.
“Já estamos trabalhando nesta situação. Teremos dois dias no mês de maio onde serão realizados os mutirões. Será anunciado nos próximos dias”, destacou o gestor.
Licenciamentos ambientais
Além da castração, outro assunto que movimenta a Funat é situação envolvendo licenciamentos ambientais. Fabrício explica que assim que a nova gestão passou a atuar, o processo de análise foi alterado. “Antes o processo ia somente para um analista, o que nos impedia de finalizar o processo caso ele tirasse férias. Hoje alteramos nossa forma de trabalho e não é só um servidor que analisa o processo. Isso está funcionando”, relata o diretor.
De acordo com Fabrício, dentro dos 100 dias de gestão, houve uma evolução no número de licenças a serem emitidas. “Existem também as certidões de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Tem 30 dias para serem emitidas e muitas vezes saem em uma semana, ou até menos”, detalha.
Abandono de animais
O diretor-presidente também confirma que o abandono de animais nas ruas da cidade ainda é uma realidade a ser combatida. “É uma situação grave e já existe um canal de denúncia. Também existe um plano de conscientização para evitar esses abandonos”, frisou.
Para realizar uma denúncia, é possível entrar em contato com a fundação através do telefone (48) 3621-9055, ou pelos canais da Polícia Civil.
Equipes
Conforme o gestor aponta, em questão de licenciamento ambiental, existem seis engenheiros analistas e mais dois auxiliares. Já o Bem-Estar Animal conta com uma médica veterinária e mais três servidores que auxiliam, além de um coordenador. “A ideia continuar come essa equipe, mas existe a possibilidade de contratar e fazer o chamamento de clínicas para auxiliar na demanda do Bem-Estar Animal”, explicou.
Cotas para loteamentos
O crescimento urbano em Tubarão vive um ritmo intenso e acelerado. Nos últimos anos, a criação de loteamentos próximos ao rio ficou evidenciada e por isso, Fabrício, que é engenheiro agrônomo e especialista em gestão ambiental, foi questionado se a Funat está atenta e se possui alguma influência sobre as cotas de segurança estabelecidas na cidade.
“As cotas devem estar previstas no Plano Diretor. Claro que sempre existe um olhar crítico da Funat, mas temos que aproveitar o momento onde o plano está passando por uma atualização e colocar essa questão em evidência. Isso tem que ser discutido nos conselhos da cidade, trazer a população para entender e a gente verificar como serão determinadas essas cotas. Isso tem que ser estudado mais profundamente”, destacou Fabrício da Silva.
O diretor-presidente da Funat concedeu uma entrevista ao programa Notícias da Cidade na manhã desta terça-feira (22). Para conferir, assista abaixo: