Tubarão já colocou microchip em cerca de 800 pets

Animais que passam por procedimentos veterinários são monitorados obrigatoriamente pelo município.

Matheus Machado

Publicado em: 17 de julho de 2024

2 min.

Através da Lei municipal n° 5.378, todos os animais que passam por um procedimento veterinário na cidade de Tubarão devem receber um microchip, para monitoramento e controle populacional no município. Somente em 2024, quase 800 pets já receberam o microchipp e estão nos bancos de dados da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).

A responsabilidade da ação é do Bem-Estar Animal, atualmente coordenado por Lucas Borges, que conversou de forma exclusiva com o portal SCTodoDia  e explicou a ação.

“Dentro desse chip vai um número, e através de um leitor identificamos os dados do tutor, como o endereço do animal, por exemplo”, explica Lucas. A ação é efetiva em caso de fugas dos pets, ou também, em abandono dos animais.

O coordenador também ressalta que o procedimento não é prejudicial e nenhum dano ao animal é causado. “É uma pequena injeção aplicada próximo ao pescoço. É muito importante que os tutores procurem esse monitoramento. Todos os cães e gatos atendidos pela prefeitura são ‘microchipados’, mas muitos tratam seus animais em clínicas particulares, e o monitoramento do seu pet é muito importante”, conclui Borges.

Animais de grande porte também podem receber o microchip, mas a Funat realiza os monitoramentos principalmente junto a cachorros e gatos, já que outros animais envolvem mais protocolos, geralmente sob responsabilidade da Polícia Militar Ambiental.



× SCTODODIA Rádios