Meio Ambiente
[VÍDEO] Filhote de baleia semi-albino é visto no Litoral Sul
Especialista explica como o fenômeno acontece; confira as imagens
Publicado em
Especialista explica como o fenômeno acontece; confira as imagens
Por
Matheus Machado
Na última segunda-feira (22), uma cena curiosa chamou atenção no litoral sul de Santa Catarina. Em meio a temporada de baleias, é comum que as gigantes do mar sejam avistadas com frequência acompanhadas de seus filhotes recém-nascidos nas águas catarinenses. No entanto, um filhote albino roubou os holofotes na Praia do Rosa, em Imbituba.
A diretora e pesquisadora do Projeto Franca Austral do Insituto Australis, Karina Groch, explicou à reportagem do portal SCTodoDia como esse fenômeno acontece. Geralmente, as baleias-francas nascem com o corpo todo preto, mas algumas podem vir com pequenas manchas brancas, tanto no dorso como na região ventral.
“Outras nascem até mesmo com o corpo todo branco com pintas pretas. A característica é chamada de semi-albinismo. A tendência é que a cor dos filhotes escureça ao longo dos meses, ficando com a coloração cinza enquanto crescem”, explica a especialista.
No vídeo é possível conferir como foi o sobrevoo do Instituto realizado ao longo da última semana, que vem monitorando a presença das baleias em toda a costa do Sul de SC.