Meio Ambiente
[VÍDEO] Pinguim morto é encontrado em Balneário Rincão
Pinguim morto na orla de Balneário Rincão desperta dúvidas sobre o recolhimento; veja orientações das autoridades locais
Um pinguim foi encontrado morto na orla de Balneário Rincão, neste domingo (18). O animal foi localizado no trecho entre a Zona Sul e Barra Velha, área onde a aparição de pinguins mortos é comum entre os meses de junho e novembro. O relato foi feito por Almir Honorato, ouvinte do programa Em Dia Com a Cidade, da Rádio Cidade em Dia.
Almir relatou que, após encontrar o pinguim, ligou para o 190, da Polícia Militar, e foi direcionado para a Polícia Ambiental. Ele tentou entrar em contato várias vezes, sem sucesso, o que o levou a questionar se a Polícia Ambiental não opera aos finais de semana. Em resposta, a Polícia Ambiental esclareceu que o recolhimento de animais mortos é de responsabilidade dos órgãos municipais ou, alternativamente, os animais podem ser enterrados na área de dunas.
Como é feito o desencalhe
O engenheiro ambiental da Prefeitura de Balneário Rincão, Paulo Amboni, explicou que a presença de pinguins debilitados na orla é comum nesta época do ano e detalhou como é realizado o desencalhe dos animais. “Enterramos os animais na própria orla, conforme orientação do protocolo de desencalhe. Não tínhamos conhecimento deste caso específico, mas nossa equipe sempre percorre a orla e, quando encontra um animal nessa situação, executa a tarefa conforme as orientações,” afirmou Amboni.