Itajaí
Vilfredo Schurmann e tripulação retornam ao mar
Eles realizam uma nova etapa da expedição Voz dos Oceanos pela costa brasileira
A expedição Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, e que conta com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), iniciou nesta terça-feira, 10 de setembro, em Florianópolis, uma nova etapa da sua jornada marítima, a Voz dos Oceanos – Rota Brasil. A navegação acontece a bordo de uma segunda embarcação da iniciativa, trazendo foco para a costa brasileira em 2024 e 2025.
O capitão Vilfredo Schurmann e a tripulação Voz dos Oceanos já estão a bordo do Vitória Régia, um veleiro de 18 metros de comprimento feito à mão em Belém, no Pará (capital-sede da COP30), dando início à nova jornada. Em 2024, essa nova expedição percorrerá o litoral brasileiro por 90 dias. As cidades que fazem parte da rota deste ano, além de Florianópolis, são: Itajaí, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul (SC); Paranaguá e Ilha do Mel (PR); Santos, Ilhabela e Ubatuba (SP); Paraty, Angra dos Reis/Porto Frade, Ilha Grande e Rio de Janeiro (RJ), com chegada para o encontro do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro na cidade.
Por onde passar, a tripulação coletará mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas e ONGs e de representantes da sociedade civil, formando um mural a bordo – o Ecoando Vozes – até a chegada ao Rio de Janeiro. “Há três anos, navegamos sensibilizando as pessoas ao redor do planeta para a nossa causa, buscando e encontrando ações socioambientais inspiradoras. Cada voz encontrada tem sua representatividade e força. É uma história a ser compartilhada e, no G20, se materializa em uma onda de vozes reunidas, que ecoarão junto às autoridades presentes ao ser entregue pessoalmente a uma delas”, conta Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos.
Em 2025, a Voz dos Oceanos retoma a Rota Brasil partindo do Rio de Janeiro para Belém (PA), onde deverá encontrar com o veleiro Kat, que concluirá a jornada internacional e a primeira volta ao mundo da Voz dos Oceanos. Vale lembrar que, em pouco mais de dois anos, com a primeira etapa da expedição marítima, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Só no Brasil, Voz dos Oceanos percorreu quase toda a costa nacional, de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma navegação pelos rios da região amazônica.
Paralelamente, em todos esses locais por onde passou, também encontrou – e destacou – centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. “Nesta segunda expedição pelo país, nossa Voz dos Oceanos voltará a encontrar lideranças engajadas na preservação ambiental e revisitará alguns projetos relacionados à proteção de rios e mares para conferir a continuidade e o crescimento das ações”, explica o Capitão Vilfredo Schurmann, que já soma 40 anos de navegação em alto mar.
Marco histórico, a Voz dos Oceanos – Rota Brasil também celebra os três anos do início das expedições por mar e terra da Voz dos Oceanos, hoje uma iniciativa potente, de alcance global, que segue com a missão de conscientização e engajamento sobre a poluição plástica nos oceanos e as urgências climáticas, buscando e incentivando ações capazes de reverter esse cenário. Para David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, conectar o propósito das expedições e projetos especiais Voz dos Oceanos com eventos de relevância mundial, como o encontro do G20 e a COP30, é a oportunidade ideal para o debate e proposição de ações mais efetivas de combate à poluição ambiental.
“Com a Voz dos Oceanos – Rota Brasil continuaremos documentando e compartilhando o que já está sendo feito pelo país, encontrando e compartilhando histórias e ações inspiradoras para recuperação, conservação e proteção do nosso Planeta Água”, diz David. Para ecoar essas histórias, o Vitória Régia zarpa de Florianópolis com a nova tripulante e criadora de conteúdo, Tatiana Aguiar. Jornalista, produtora audiovisual com foco na criação de conteúdo de impacto socioambiental e Integrante da Unesco-SOST Transcriativa, ela passa a ser a conexão entre a tripulação digital que navega pelos canais da iniciativa com o dia a dia da expedição.
A nova expedição marítima Voz dos Oceanos – Rota Brasil também traz a bordo a Santos Brasil, primeira apoiadora da jornada 2024. Referência em operações portuárias e logísticas, a empresa renova com a Voz dos Oceanos, após o sucesso de parcerias anteriores, como o Programa de Educação Ambiental implantado na rede pública de ensino da Baixada Santista e a Exposição Voz dos Oceanos, realizada recentemente em São Paulo.
A escolha da embarcação
Com o veleiro Kat na Nova Zelândia, de onde partirá em breve para concluir a etapa internacional, o Capitão Vilfredo Schurmann liderou pessoalmente a busca por uma embarcação que estivesse alinhada à missão da Voz dos Oceanos. Após minuciosa e experiente análise, o veleiro Vitória Régia foi escolhido para ser a segunda embarcação da Voz dos Oceanos. De propriedade de Fernando Horn, que fez parte da tripulação da Família Schurmann no início da sua terceira volta ao mundo, o Vitória Régia simboliza a potência brasileira em sustentabilidade oceânica.