Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Brasil deixa grupo internacional sobre Holocausto

Mundo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mundo

Brasil deixa grupo internacional sobre Holocausto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), organização da qual o país era membro observador desde 2021. A decisão foi tornada pública nesta quinta-feira (24), pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, que criticou a medida.

Além disso, o governo israelense condenou a posição brasileira de apoiar uma ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), ligada à ONU, contra Israel. A ação, protocolada em janeiro de 2024, acusa Israel de violar a Convenção para a Prevenção do Genocídio, alegando práticas genocidas e assassinato em massa de civis palestinos na Faixa de Gaza.

A retirada da IHRA e o apoio à ação na CIJ se somam a uma série de episódios que têm aumentado o atrito diplomático entre Brasil e Israel desde o início da guerra em Gaza. A Convenção sobre o Genocídio, assinada após a Segunda Guerra Mundial, foi criada com o objetivo de prevenir e punir crimes contra a humanidade.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo