Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Retrospectiva: Santa Catarina cresce como hub aéreo internacional em 2024

Mundo
53007130578 E6e1b4de4d C 1
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Mundo

Retrospectiva: Santa Catarina cresce como hub aéreo internacional em 2024

Rotas para o Panamá e Portugal inovaram no Estado

Santa Catarina se destacou em 2024 como o terceiro estado com maior movimento de passageiros internacionais no Brasil, graças à valorização de políticas públicas voltadas ao setor. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a iniciativa privada, como a Floripa Airport, viabilizou a abertura de novas rotas internacionais inéditas, conectando o estado à América Central, América do Norte e Europa por meio de voos da Copa Airlines e TAP. Esse crescimento resultou em picos de movimentação superiores a 200% no segundo semestre de 2023 e números no primeiro semestre de 2024 que já superaram o total registrado no ano anterior.

Outro marco foi a primeira Parceria Público-Privada do estado, com a concessão do Aeroporto de Jaguaruna ao Consórcio Aeroportuário Regional Sul. A gestão, assumida por 30 anos após leilão na B3 em São Paulo, prevê investimentos de R$ 70 milhões, consolidando o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária catarinense. Esses avanços confirmam o impacto positivo de iniciativas conjuntas entre o governo e o setor privado.

“As rotas para o Panamá e Portugal foram um sucesso desde o início. As empresas aéreas ficam impressionadas com os resultados, chegando a ampliar a frequência de voos. Junto com este trabalho vem a responsabilidade de manter o interesse pelo estado para o setor turístico aéreo internacional, não somente levando turistas para o exterior, mas abrindo as portas dos nossos atrativos para o mundo”, acrescenta o secretário da SPAF, Ivan Amaral.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo