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Rota aérea Florianópolis-Lisboa abre caminho para novo hub de cargas no sul do Brasil

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Rota aérea Florianópolis-Lisboa abre caminho para novo hub de cargas no sul do Brasil

A nova rota deve impulsionar o comércio internacional e a economia local com novo hub de cargas no Aeroporto Hercílio Luz

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A nova rota aérea ligando Florianópolis a Lisboa, que começa a operar no dia 3 de setembro, não trará apenas benefícios para o turismo na região. A operação também abre caminho para a criação de um novo hub de cargas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, impulsionando o comércio internacional e a economia local. 

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brazil, destaca o potencial da nova rota para transformar Florianópolis em um importante hub de cargas para o sul do Brasil. Ele ressalta que a localização estratégica do aeroporto, aliada à infraestrutura necessária para operações cargueiras, torna a cidade ideal para essa função.

“Com essa nova rota, Lisboa se torna um hub na Península Ibérica, servindo como aeroporto de entrada e saída para cargas provenientes da China e de outras origens”, pontua Marcelo Vitorino, Country Manager Brasil e South América da TAP Linhas Aéreas. Ocorre que a TAP começou a operar recentemente uma rota cargueira ligando Pequim, na China, com Bruxelas, na Bélgica, com dois voos semanais. “Essa combinação de fatores poderá trazer um aumento significativo no volume de cargas movimentadas por Florianópolis. Só na rota SC-Lisboa, a previsão é de movimentar 300 toneladas por mês”, completa. 

A expectativa é que o novo hub de cargas movimente diversos tipos de produtos, incluindo têxteis, metalmecânica, eletrônicos e produtos de e-commerce. Isso beneficiará empresas de todo o sul do Brasil, que terão acesso a um novo mercado internacional para seus produtos. “Essa nova rota aérea terá um impacto positivo em toda a economia da região”, diz Ricardo Gesse. “Além de facilitar o comércio internacional, também trará novos investimentos e oportunidades de emprego para o estado de Santa Catarina.”

O transporte de cargas será um complemento aos voos de passageiros da rota Florianópolis-Lisboa. Isso significa que os custos de transporte aéreo serão diluídos, o que poderá levar a preços mais competitivos para as empresas que desejam exportar seus produtos. “Essa nova oportunidade de voos nos permitirá atender a clientes que hoje não são atendidos por Florianópolis. Com 70% do porão do avião dedicado ao transporte de cargas, teremos capacidade para atender a uma demanda crescente por esse tipo de serviço”, acrescenta Vitorino.

Para suportar o aumento da demanda por transporte de cargas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis está passando por uma série de mudanças estruturais. Entre elas, está a duplicação do tamanho do terminal de cargas, o que permitirá a operação simultânea de mais voos cargueiros. “Estamos investindo na infraestrutura do aeroporto para atender à nova demanda por transporte de cargas”, destaca Gesse.

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