Fundada em 1995 pelos irmãos Dario, Gerson, Maria Elena e Eliseu Vitali, a Vitalmar Comércio e Indústria de Pescados, de Itajaí, completou 30 anos neste 1º de setembro. O que começou com uma mesa emprestada e muita perseverança se consolidou em uma das principais referências do setor pesqueiro brasileiro, com forte atuação também no mercado internacional.
Localizada em Itajaí, reconhecida como a capital nacional da pesca, a empresa cresceu mantendo como valores centrais a qualidade, a inovação e, principalmente, a valorização de seus mais de 300 colaboradores diretos. “A única coisa que dá vida a essa estrutura física são as pessoas”, resume o fundador Dario Luiz Vitali.
A trajetória inclui momentos decisivos, como a inauguração da sede própria em 1997 e a entrada no varejo em 2005, ampliando o acesso dos consumidores a pescados congelados de qualidade. A empresa coleciona certificações de segurança alimentar e prêmios sociais, fruto de iniciativas como programas de educação para funcionários, biblioteca comunitária e políticas de sustentabilidade que incluem captação e tratamento próprios de água.
Com 16 mil m² de estrutura e capacidade para armazenar até 2.400 toneladas de pescado, a Vitalmar se orgulha do impacto social e econômico gerado em Itajaí e na região. Além de fortalecer a cadeia pesqueira, a empresa é reconhecida pelo Selo Social e já foi premiada como “Empresa Destaque na Área Social”.
Ao completar três décadas, a Vitalmar projeta o futuro com otimismo. “A pesca é a grande fronteira da proteína animal atualmente”, aponta Vitali, que acredita no crescimento do setor aliado à responsabilidade socioambiental.