Ucrânia, Rússia e Estados Unidos iniciaram nesta sexta-feira (23) negociações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com foco no controle dos territórios no leste ucraniano. Este é o primeiro encontro trilateral desde a invasão russa à Ucrânia, em 2022.
A reunião foi confirmada após conversas no Kremlin entre o presidente russo, Vladimir Putin, o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro do ex-presidente Donald Trump. Segundo o conselheiro diplomático russo, Yuri Ushakov, as conversações foram consideradas “úteis” e resultaram na criação de um grupo de trabalho trilateral sobre segurança.
Embora os detalhes do encontro não tenham sido divulgados, a questão das concessões territoriais exigidas por Moscou está no centro das discussões. Ushakov afirmou que, sem resolver o impasse territorial, não haverá acordo de longo prazo, ressaltando que a Rússia continuará insistindo em seus objetivos militares até que haja uma solução.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que o tema do Donbass, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, será tratado nas negociações. Ele também afirmou que um acordo com os Estados Unidos sobre garantias de segurança está praticamente concluído, restando apenas a definição da data e do local para a assinatura.
As delegações dos três países são formadas por representantes militares e de segurança. As conversas ocorrem em meio a críticas de Zelensky aos aliados europeus, que, segundo ele, demonstram falta de unidade e influência no atual cenário diplomático.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe