Alesc cobra ação contra o trabalho infantil em SC

O deputado Motta defendeu que o estado adote políticas públicas inspiradas em iniciativas bem-sucedidas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná

Vitor Wolff

Publicado em: 14 de junho de 2025

2 min.

Durante a sessão da Alesc Itinerante, realizada na quarta-feira (11), em São Miguel do Oeste, deputados do PSD e do PDT manifestaram preocupação com os altos índices de trabalho infantil em Santa Catarina.

O deputado Motta defendeu que o estado adote políticas públicas inspiradas em iniciativas bem-sucedidas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Ele sugeriu a integração de secretarias como as de Trabalho, Educação e Assistência Social, além do Ministério Público e dos conselhos tutelares, para ações de fiscalização, incentivo à permanência na escola, qualificação de servidores, implantação de ensino integral, programas no contraturno e iniciativas de geração de renda.

Também presente na sessão, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) reforçou a denúncia sobre o trabalho infantil e alertou que cerca de 20 mil crianças e adolescentes catarinenses estão em condições degradantes, inclusive sujeitos à exploração sexual. Ele destacou ainda que o estado possui 61 mil vagas de aprendizagem formal, mas mais da metade dessas oportunidades seguem sem preenchimento.



× SCTODODIA Rádios