Criciúma
Araranguá: Câmara homenageia doador de medula
Servidor de Araranguá, Evandro Santana, recebe homenagem da Câmara por sua dedicação em campanhas de doação de medula óssea e sangue

A penúltima sessão de fevereiro da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada nesta segunda-feira (17), contou com um momento especial: a aprovação de uma Moção de Reconhecimento em homenagem ao servidor público Evandro Santana. A honraria foi concedida por sua dedicação em campanhas de doação de medula óssea e sangue.
A iniciativa partiu do vereador Carlos da Funerária, que destacou, em especial, a doação de medula feita por Evandro no ano passado, em Brasília. “O ato voluntário de Evandro inspirou sua família, amigos e muitas outras pessoas”, justificou o vereador.
Evandro Santana, que já ocupou uma cadeira no Legislativo como suplente de vereador após as eleições de 2020, é voluntário do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer, há mais de sete anos. Em 2024, foi acionado por apresentar 100% de compatibilidade com um paciente – uma coincidência considerada rara entre pessoas sem parentesco. A coleta ocorreu no início de outubro.
“A gente não salva apenas uma vida, mas uma família inteira, porque não sabemos se o receptor é uma criança ou um adulto. Fazer o bem e ajudar a salvar uma vida não tem preço”, afirmou Evandro, que também incentivou sua esposa e filho a se cadastrarem nos bancos de doadores.